15 dicas para um consultor SEO de sucesso!

Agora eu quero dar algumas dicas de SEO para consultores SEO. Eu sou especialista SEO há mais de 5 anos. Trabalhando somente com isso e me especializando unicamente PARA isso.

Durante esses 05 anos que tenho trabalhado unicamente com SEO criei processos de vários tipos: agencias, redatores, planilhas, controles, fluxos de links building, etc.

Vamos então as dicas:

1. Se estabeleça no mercado.

Porque as agencias e empresas deveriam contratar você ao invés de contratar outro consultor SEO? Faça essa pergunta a si mesmo.

Procure identificar e destacar o que você tem de diferencial entre tantos outros:

  • Rapidez? Você entrega as coisas com rapidez? Tem agilidade para fazer determinadas funções?
  • Confiança? Você mantém os princípios éticos? Não irá ter outro cliente do mesmo nicho?
  • Especialização? Você está por dentro de todas atualizações do Google?
  • Cases? Você tem vários cases de sucesso mostrando seu conhecimento elevado naquilo que você faz?

2. Especifique seu tipo de SEO

Que tipo de consultor SEO você deseja ser?

  • Tamanho do negócio: Você deseja ter poucos clientes que lhe pagam muito ou muitos clientes que lhe pagam pouco?
  • Tipo de negócio: Você irá atender B2B ou B2C?
  • Tipo de indústria: Você já experiência com algum setor?
  • Tipo de projeto: Você quer ser um especialista SEO em todas as áreas ou quer ser um especialista em áreas especificas como: Link building, on page, códigos, estruturas, etc?

3. Defina as expectativas junto com o cliente desde o início do projeto.

  • Acesso aos dados internos, a fim de ter as informações necessárias para análise e acompanhamento.
  • Tempo mínimo esperado para ver melhorias * após * as recomendações de SEO são executados.
  • Flexibilidade e recursos necessários pelo cliente para implementar as recomendações.
  • Envolvimento das equipes do cliente para executar e alinhar esforços.

4. Pessoa de contato

  • É bom ter uma pessoa dentro da empresa para que você possa solicitar informações rápidas sem a necessidade de passar pelo diretor último da empresa.
  • Alguém que pode se comunicar internamente e coordenar a equipe envolvida, para fazer as coisas acontecerem em diferentes áreas.

5. Priorize seus tópicos / termos /  palavras-chave não só com base no volume, relevância econcorrência e sazonalidade, mas também a sua rentabilidade potencial para o negócio

  • Verifique com o cliente para alinhar o resultado de pesquisa de palavras-chave com base em critérios de negócios: se houver categorias, serviços ou produtos que eles querem priorizar devido à rentabilidade

6. Estabelecer KPIs relevantes e razoáveis, bem como metas ao longo de seu cliente baseado no que é viável a implementação e o resultado final do negócio desejado

  • Para os KPIs: Quais são os indicadores do sucesso para este trabalho em específico? Melhoria no tráfego orgânico? Aumento no ranking de terminadas palavras chaves? Aumento no faturamento total da empresa? Aumento na quantidade de leads recebidas? Existem diversos KPIs que um consultor SEO pode trabalhar.
  • Para os Objetivos: Qual é o resultado final que o cliente está almejando? O que o seu cliente deseja que o SEO alcance?

7. Desenvolver recomendações de SEO ​​com base na auditoria.

  • Para cada problema identificado na auditoria SEO uma recomendação e implementação deve ser feita.
  • Cada recomendação deve ser especifica. Ela vai exigir técnica? conteúdo promocional? Textos? Redatores? Criação de links? Investimento em publicidade?

8. Procure registrar cada modificação feita.

  • Tirar screenshots dos problemas identificados nas recomendações de SEO é fundamental não só para documentá-los, mas também é ótimo para alinhar as obrigações que devem ser implementadas.
  • Registre também os concorrentes. O que eles estão fazendo? Links? Conteúdos? Isso pode ajudar você a incentivar o seu cliente a continuar investindo em SEO.

9. Priorize as recomendações

  • Nós consultores sabemos que quanto mais o tempo passa, mais o Google fica mais lento nos seus olhares para o nosso site. Quero dizer com isso que, talvez você faça um link hoje, edite um titulo amanha, e só encontrará algum resultado daqui 3 meses. Isso é normal.
  • Procure priorizar as modificações no site. O que é mais importante? Falta de links? Titulos errados e ruins? Estrutura interna comprometida?
  • Procure priorizar de acordo com o que “causa maior impacto e ao mesmo tempo, mais fácil de implementar”.

10.Esteja atento e disposto

  • A comunicação com o cliente deve ser fluida, isso é fundamental para que ele confie em você.
  • Fale pra ele quais são os processo que você está fazendo e o que vai fazer. Os clientes (na maioria) gostam de se manter informados sobre os processos, afinal de contas, ele está pagando.

11. Responsabilidade de quem?

  • Deixe bem claro para o cliente sobre o que você será responsável.
  • Você foi contratado para que? Fazer links? Criar textos? Você irá contratar os redatores? Você irá fazer as modificações no site?
  • Quem irá implementar toda sua recomendação?

12. Agencia, agencia e agencia

  • Sabemos que as agencias (na sua maioria) não tem um relacionamento agradável com qualquer consultor que seja. Normalmente elas não gostam quando vem alguém de fora “impor” algum processo novo.
  • Tenha um bom relacionamento com a agencia. Se você tiver qualquer impecilio, seja o mínimo que for, seu trabalho será GRANDEMENTE prejudicado. Digo isso porque a agencia poderá fazer ‘corpo mole’ na hora de entregar e produzir suas solicitações.
  • Se você conhecer o cliente, peça para ele contratar você direto ao invés de ser contratado pela agencia. Isso te dará mais autonomia no projeto.

13. To do

  • Use um sistema de gerenciamento de projetos, atualmente estou usando o TodoIst num monitor secundário que deixo ligado no meu notebook. Isso ajuda muito a manter a produtividade e focar no realmente é prioritário.

14. Reports!

  • Forneça relatórios mensais (no mínimo) do andamento do produto.
  • Aquela palavra chave chegou na primeira posição? Tire uma foto e envie para o seu cliente.
  • Faça relatórios com comentários. Não adianta nada você criar um documento cheio de prints sendo que você não os comenta. Seu cliente não com SEO e não entende (muitas vezes) os dados que usamos diariamente. Portanto, faça comentários nos prints.

15. Ahhh as atualizações!

  • Devido à mudança contínua de SEO é fundamental se manter atualizado.
  • Quer ser um bom consultor SEO? Esqueça o Brasil! Leia (muito) conteúdo gringo! Blogs como Ahrefs, MOZ, Backlinko, Matt Diggty, Search Engine Land, Search Engine Journal, SERoundtable e entre outros.
  • Uma atualização do Google afetou o site do seu cliente? Escreva um documento explicando sobre a atualização, e os passos seguintes.

 

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