Olá, meu nome é Matheus Bertoluci.
Comecei trabalhar com Marketing Digital desde 2013. Inicialmente comecei trabalhando com Google Adwords foi então que em 2015 eu conheci o SEO. Passei e estudar bastante e acompanhar o mercado americano.
Hoje eu atendo diversos clientes e também crio alguns projetos próprios.
O que faz um Consultor SEO?
Basicamente, um consultor SEO cuida do todo o que se refere a tráfego orgânico do site.
É cada vez maior a quantidade de empresas que possuem presença na internet. O que muitas pessoas nem imaginam é o trabalho que é preciso fazer para conseguir alcançar patamares cada vez mais altos. A melhor forma de conseguir isso é contratando os serviços de um consultor SEO.
Mas, afinal, o que este profissional faz de tão importante que é capaz de fazer com que o site de uma empresa seja mais visitado? O profissional de SEO é aquele que conhece as técnicas utilizadas para otimização de um blog ou site. Com isso, ele consegue fazer com que o tráfego seja o maior do público que realmente tem interesse naquele conteúdo.
Existem empresas que gastam uma boa quantia para criar um site, mas que não rende aquilo que se esperava. Isso geralmente acontece justamente pela falta da aplicação do SEO. Sem isso, a empresa se torna praticamente invisível aos olhos dos internautas.
Afinal, não basta ter apenas um conteúdo de qualidade, também é preciso ter atenção com outros pontos como uma análise das palavras chaves, por exemplo. Quem é que pode cuidar disso e de outros pontos que são importantes para a otimização da página? O consultor SEO.
Outras coisas que o Consultor SEO pode fazer são:
- arquitetura do site
- estratégia ligando interna
- chave da investigação e análise competitiva
- análise tópica
- SEO melhores práticas e auditorias local
- ajuste on-page para o máximo de benefícios Panda
- Recuperação penalidade Google , incluindo a análise backlink para ambas
- as penas algorítmicos e manuais
- otimização de busca local
- chapéu branco estratégias de construção da ligação
- paginação e duplicar as questões de conteúdo
- rel = canónica configuração
- ricos estratégias de conteúdo, incluindo galerias otimizado busca de fotos ,
- o Google Maps API , vídeo embutido, etc.
- sitemaps XML
- análise de velocidade página e recomendações
- configuração do plugin Yoast WordPress SEO
- marcação semântica através schema.org
O que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para os mecanismos de busca).
Resumidamente, é um conjunto de técnicas que visa valorizar seu site para que ele suba de posição na rede pesquisa do Google.
Para angariar altas posições no Google, é necessário otimizar seu site em dois pilares. On Page e Off Page.
Essa estratégia é fundamental para que sua empresa ganhe destaque na internet, visibilidade e consequentemente aumente consideravelmente a quantidade de clientes.
Como funciona o posicionamento no Google?
Atualmente, quando falamos em fatores de rankeamento, sabemos que existem mais de 200 fatores que realmente impactam nos resultados de uma SERP. Aqui eu vou explanar de forma básica e simplista apenas alguns dos fatores que considero primordiais.
On Page
Os fatores on page são aqueles que devem ser trabalhados dentro do próprio site ou página, e são fundamentais para que os mecanismos de busca percebam que seu conteúdo está relacionado aos termos buscados pelos usuários. Os principais fatores On Page são:
Velocidade de carregamento
Sites rápidos tendem a converter mais. Sites que demoram para carregar, aumentam a taxa de rejeição e consequentemente pode ocorrer queda nos rankings. Portanto cuide da velocidade de carregamento do seu site, contrate a melhor hospedagem que você puder.
Qualidade do conteúdo
Existem dois fatores principais para o rankeamento no Google: Link Building (que veremos mais à frente) e a qualidade do conteúdo. Desde o lançamento do Google Panda, o algoritmo procura identificar conteúdos de baixa qualidade para otimizar os resultados para o público. Ou seja, quanto melhor for o seu conteúdo, melhores as chances de você figurar nas primeiras posições nas SERPs.
Tamanho do conteúdo
O tamanho influencia diretamente nos rankings do Google. Em uma pesquisa feita pela Search IQ, a média de tamanho dos conteúdos que possuem as primeiras posições do Google são de aproximadamente 2500 palavras.Tudo isso porque o Google tem atualizado seu algoritmo para entregar valor maior ao usuário. Para aumentar este valor, o conteúdo precisa (não necessariamente) ser extenso. Por exemplo: ninguém consegue abordar em 500 palavras algo sobre a saúde humana, ou sobre algum doença específica, é necessário abordar os temas com profundidade.
Resumindo, seu leitor precisa ter toda as dúvidas sanadas. Caso contrário, ele irá procurar em outro site.
Título interno
O title tag é o título interno do seu blog, aquele que o leitor verá quando já tiver acessado o seu conteúdo. É muito importante destacar que ele deve ser diferente do seu SEO title, que será um fator externo e deverá levar o leitor ao seu texto. Os dois títulos possuem funções diferentes. A função do título interno é fazer com que o leitor que já acessou o seu post tenha ainda mais interesse em ler o conteúdo. A liberdade quanto ao uso de caracteres e à posição das palavras-chave permitirá títulos mais criativos e que aumentem o desejo o no leitor de consumir o conteúdo. Você deve gastar o maior tempo possível para elaborar um bom título, afinal ele é a primeira impressão que o leitor tem do seu texto. Os principais fatores de atenção em um título On Page:
- Deve despertar a curiosidade do leitor;
- Apresentar benefícios da leitura;
- Fazer uma promessa (que será cumprida);
- Precisa ter a palavra-chave (não obrigatório estar totalmente à esquerda como no SEO Title);
- Não possui limite de caracteres.
URLs amigáveis
As URLs são um fator direto de rankeamento. O Google também identifica o uso das palavras-chave no endereço da sua página. Além disso, quanto mais amigável ela for, mais fácil para os leitores clicarem e serem direcionados para a sua página.
LSI: o uso da palavra-chave
O uso das palavras-chave mudou bastante desde o lançamento do hummingbird. Antes:
- Keyword stuffing funcionava;
- Conteúdo de baixa qualidade rankeava;
- Foco na palavra-chave exata.
Depois:
- Análise semântica;
- Qualidade do conteúdo;
- Foco na intenção do leitor.
Desta forma, é importante saber fazer um bom uso das suas palavras-chave dentro do conteúdo. É importante usá-las no H1 title page e, sempre que possível, em pelo menos um H2. É importante que a sua palavra apareça no princípio do conteúdo para os crawlers do Google logo verem que aquela página está falando do tema proposto. Não existe um número exato de vezes que a palavra-chave deve aparecer no conteúdo. O importante é evitar forçar com que ela apareça muitas vezes. O uso deve acontecer de forma natural.
Tempo de permanência na página
O tempo de permanência na página é um dos principais fatores de rankeamento do Google, afinal é uma forma de mostrar ao buscador que aquele conteúdo é de boa qualidade. Quanto mais tempo o leitor permanece na página, com mais eficiência o Google interpreta que aquele conteúdo responde a dúvida da persona. Caso o leitor entre e imediatamente saia da página, o Google entende que este texto não agrada ao público (caso isso se repita constantemente).
Linkagem interna
A linkagem interna é fundamental para o Google. A partir dela, os crawlers vão analisar a experiência do usuário nos seus posts e para quais outros conteúdos você está enviando o seu leitor. Além disso, quanto mais links internos um conteúdo específico receber, maior será a relevância que o Google interpretará que você dá para aquela páginas. É como se você dissesse: “Google, essas são as páginas mais importantes do meu site/blog”.
Off Page:
Os fatores off page são aqueles externos ao seu site. O Google valoriza bastante esses quesitos, pois eles representam a autoridade do seu conteúdo/site e como as pessoas têm sido beneficiadas com ele: quanto melhor o conteúdo disponível, mais as pessoas falam sobre ele e mais backlinks você recebe. Os backlinks são links de outros sites voltados para o seu. Para o Google, quanto maior a quantidade de sites externos de relevância apontando para o seu site, mais autoridade você tem em relação aquele assunto e melhor seu rankeamento nos mecanismos de busca. Os sinais sociais são o número de menções e compartilhamentos da sua marca nas redes sociais. Eles também têm uma influência grande nos resultados da sua marca na busca orgânica.
Como funciona a consultoria SEO?
Minha Consultoria SEO contempla uma estratégia completa de otimização. Veja tudo o que ofereço:
- Estudo de Cenário
- Pesquisa de Palavras-Chave
- Revisão On-Page Completa
- Análises Técnicas
- Criação de Conteúdo
- Relatórios de Acompanhamento
A consultoria SEO tem as seguintes etapas:
- Analise geral do site
- Analise de concorrentes
- Keyword Research
- Link Building
É claro que muitas vezes não são realizadas nesta mesma ordem, porém, essas etapas são imprescindíveis para um sucesso no Google Marketing.