Links internos são como backlinks, são cruciais para um SEO bem feito.
O que são links internos?
Basicamente, são links de uma página para outra de dentro do seu site.
Todo site tem link interno. Mas o que a maioria das pessoas não percebe que é – e quando/como usar estrategicamente
Os links internos podem aumentar significativamente o desempenho de um site nos Google – Existem diversos estudos de caso no mercado que mostram o benefício de um link interno bem feito.
Aqui, você aprenderá por que os links internos são essenciais para o sucesso do SEO e como criar uma estratégia inteligente de links internos para o seu site.
Porque links internos são importantes para o SEO
O Google usa links internos para ajudar a descobrir novos conteúdos.
Suponhamos que você publique uma nova página em seu site e se esqueça de criar um link para ela de outro lugar em seu próprio site. Se presumirmos que a página não está em seu sitemap e não tem nenhum backlinks, o Google não saberá que ela existe. Isso ocorre porque o rastreador do Google não consegue encontrar.
As páginas sem links internos apontando para elas são conhecidas como páginas órfãs.
Os links internos também ajudam no fluxo do PageRank em seu site. De modo geral, quanto mais links internos uma página tiver, maior será o PageRank. No entanto, não se trata apenas de quantidade; a qualidade do link também desempenha um papel vital.
Esta é uma visão simplificada de como o PageRank funciona:
O Google também analisa o texto âncora dos links internos para entender melhor o contexto, conforme confirmado neste tweet de John Mueller:
Most links do provide a bit of additional context through their anchor text. At least they should, right‽
— 🍌 John 🍌 (@JohnMu) November 23, 2017
Melhores práticas
Ok, você já sabe o que é link interno, e porque ele é importante, mas… Qual a melhor maneira de faze-lo? Existe boas práticas?
Use palavras-chave, mas com cuidado
Você já deve saber que quanto mais próximo o texto ancora for da página de destino, melhor. Mas isso deve ser usado com cautela.
Por exemplo, se você tem uma página no seu site onde deseja rankear para camiseta azul e toda vez que escrever um texto que contenha o termo camiseta azul, fizer o link – não estará passando naturalidade para o Google – Isso ficará completamente forçado e automatizado, e nós sabemos que o Google não gosta de automatização.
Meu conselho aqui é: procure sempre parecer natural, o Google ama naturalidade.
Portanto se você for fazer o link – camiseta azul – procure inserir alguns termos antes ou depois da palavra chave para compor aquele link.
Link para páginas importantes
Como eu disse lá no começo, ao criar um link para outra página em seu site, você envia autoridade de link para essa página. (O que pode ajudar a melhor classificação da página no Google).
Esses links internos não são tão poderosos quanto os links de outros sites. Mas eles ainda ajudam.
É por isso que SEOs inteligentes conectam estrategicamente a páginas importantes.
Algumas coisas que podem te ajudar – (você precisará do Ahrefs).
Acesse o Ahrefs, digite seu domínio e vá em Best by links.
Aqui você encontrará páginas em seu site que recebem links de outros sites em ordem de quantidade, portanto, essas páginas são as mais ‘poderosas’ do seu site.
Não use o mesmo texto âncora para duas páginas diferentes
Isso confunde muito o Google.
Por exemplo, digamos que você tenha dois posts em seu site.
Um deles é sobre receitas low carb e a outra é receitas low carb para diabéticos.
Bem, você não gostaria de criar um link para as duas páginas com o mesmo texto âncora
Quando o Google vê isso, ele pensa que ambas as páginas contém exatamente o mesmo assunto.
Em vez disso, use um texto âncora diferente para cada página
Coloque links no começo de sua página
Eu testei MUITO o posicionamento de links interno.
E posso dizer que colocar links internos no topo da sua página pode reduzir sua taxa de rejeição e em consequência subir seu ranking no Google.
Quando alguém passa muito tempo no seu site, isso diz ao Google: “As pessoas estão adorando esse resultado. Esta página deve ser um ótimo resultado para esta palavra-chave. Vamos aumentar alguns pontos ”.
E quando você coloca links internos no topo de sua página, isso dá às pessoas algo em que clicar imediatamente.
O que significa que eles passarão mais tempo em seu site.
IMPORTANTE:
Cuidado com estes links em páginas onde você necessita gerar vendas/receita.
Suponha que você tem uma página onde o seu objetivo é gerar um lead lá no final dela. Faz sentido você inserir links de saída no começo da página? Acredito que não.
Antes de realizar este procedimento, verifique o objetivo daquela página.
Use links internos para ajudar na indexação
O Google geralmente encontra e indexa todas as páginas importantes de um site.
Mas se você tiver MUITAS páginas (ou um orçamento de rastreamento limitado ), o Google pode indexar apenas uma determinada porcentagem das páginas do seu site.
É aí que entram os links internos.
Os links internos tornam mais fácil para o Google localizar páginas em seu site.
Portanto, se você tiver uma página ou conjunto de páginas que deseja indexar, insira links internos.
Coloque links na home do seu site
Sim, a home é a página mais forte do seu site. Porque NORMALMENTE é a página que mais recebe links.
Portanto, é importante criar links estratégicos de sua página inicial para páginas que precisam de rank.
Importante: Não inclua todos os seus artigos na home, assim você irá diluir a sua autoridade ao invés de concentrar em páginas específicas. Eu indico fazer links para as categorias e também para os artigos que mais pode gerar dinheiro para você/sua empresa.
Evite automação
Como disse lá no começo o Google ama naturalidade, seja na criação de artigos, seja na construção de links, seja nos links internos.
Não sou fã de ferramentas que automatizam links internos. (Irei apresentar uma ferramenta que uso no final deste texto)
Por quê não gosto de ferramentas de automatização? 2 razões:
- É difícil ser estratégico: plugins e ferramentas adicionam links internos sem entender quais páginas precisam de mais energia. Ou quais páginas em seu site são melhores para vincular.
- Spam de texto âncora: Dependendo do tamanho do seu site, um plugin pode criar FACILMENTE 1k + links internos de texto âncora de correspondência exata em segundos.
Adicione links internos para páginas antigas
Isso faz parte da minha auditoria trimestral de meus clientes.
Funciona assim:
Primeiro, encontre um artigo (X) antigo em seu site que você publicou há pelo menos um ano.
Em seguida, pegue uma lista de páginas (Ys) que você publicou desde a vez que publicou o artigo antigo.
Por fim, examine a página antiga (X) em busca de locais onde possa adicionar um link interno para os artigos novos (Yx).
Pronto!
Você acabou de obter alguns links internos úteis em alguns minutos de trabalho.
Como encontrar links internos?
Ok, eu te mostrei diversas boas práticas para criar bons links internos, agora… Onde encontra-los?
Fazer isso não tão difícil quanto parece. Existem diversas formas de fazer.
Neste artigo irei te mostrar os dois métodos que eu uso para mim e para meus clientes.
1. Use o Google
A operação que iremos usar aqui é site:seusite.com.br + “palavra chave”
Vamos pegar como exemplo o site da RockContent.
Vamos supor que eles precisam fazer link para a página Marketing Digital.
Como encontrar textos que citam o termo Marketing Digital para fazer o link interno?
Faça a busca site:seusite.com.br + palavra chave
IMPORTANTE: Não deve ser inserido https.
Se formos para a segunda página encontramos mais oportunidades
2. Use o Plugin Link Whisper
Uma ferramenta que uso muito é o plugin Link Whisper. (Se você adquirir meu link eu ganho um trocadinho! 🙌)
O Link Whisper promete aproveitar o poder da IA para encontrar oportunidades de link interno para você.
Basicamente, o Link Whisper automatiza o processo de localização de páginas do seu site para as quais você pode enviar links internos.
E faz isso por:
- $ 77 por ano para 1 site
- $ 117 por ano para 3 sites; ou
- $ 167 por ano para 10 sites
É importante ressaltar que este plugin foi criado por americanos, portanto ele não é perfeito para português mas ajuda muito. Ainda mais se você tem site com mais de 100 posts!
Você pode acessar o site e ver exatamente como funciona, eu uso em todos os meus sites.
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