A criação de uma estratégia de marketing digital para uma empresa local é bem diferente do que o de um negócio apenas online. Sua estratégia deve ser sempre voltada para clientes da sua localização geográfica.

Para atingir seus clientes que moram na mesma cidade que você ou algumas cidades vizinhas, de uma olhada nas dicas abaixo sobre estratégias locais.

Site responsivo

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Um site responsivo é aquele que se adapta em qualquer dispositivo, seja, smartphone, tablet, computador, notebook, etc. Essa é uma das dicas mais importantes para negócios locais. Os clientes que estão a procura de um restaurante ou a um consultório médico muitas vezes fazem a pesquisa pelo próprio celular. Se você não tem um site otimizado para celulares, além de não aparecer na busca você está perdendo muitos clientes.

Otimize seu site para busca local

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Com certeza os seus clientes procuram no Google sobre o seu negócio. Portanto, faça a otimização do seu site voltado para busca local. A dica que dou aqui é: insira no titulo do seu site “nome do serviço + nome da cidade” – Normalmente as pessoas colocam o nome da empresa, eu não aconselho fazer isso. O que você prefere, ter seu site visto sem o nome da sua empresa, ou seu site sem visibilidade com o nome da empresa. Você decide!

Exemplos:

  • Dentista em Campinas
  • Estúdio de fotografia em Curitiba

Várias formas de contato

Torne fácil o contato com sua empresa. Disponibilize vários telefones, celular, WhatsApp se possível, Facebook, Email, etc. Ofereça sempre uma combinação que ajude as pessoas a entrar em contato com você.

Ter uma “chamada para ação” clara.

Isso é muito utilizado em Marketing Digital – “chamada para ação” – É o que você quer o que seu cliente faça. Você precisa deixar claro para as pessoas o que você quer. Eles precisam ligar para agendar uma consulta? Quer que mandem um email? Quer que preencham um formulário? Ter uma chamada para ação clara ajuda seus clientes a saber exatamente qual deve ser a atitude deles perante seu site.

Postagens regulares em mídias sociais

“Quem não é visto, não é lembrado” – Eu acredito que seu público local está nas redes sociais. O quanto de tempo você tem se dedicado para interagir com seu público. Nós sabemos que as pessoas passam um grande tempo do dia no Facebook e no Instagram. Então o que está esperando? Faça uma postagem, incite o desejo de compartilhamento, provoque um comentário, seja ativo!

Destaque as qualidades do seu produto e não o seu produto.

Isso parece um pouco confuso. Mas deixe-me explicar. As pessoas não estão procurando por trigo, massa e fermento. Elas estão procurando por um pão quentinho na parte da tarde para comer com manteiga. Portanto mostre as vantagens em que aquele produto vai agregar aquela pessoa. Não seja agressivo nas redes sociais publicando só postagens de venda, venda, venda. – Faça postagens sobre vantagens, dicas, e conselhos sobre o seu produto.

Responda todos os comentários

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Devo acreditar que nessa altura do campeonato sua empresa já possuí uma página no Facebook ou até mesmo um blog no seu site. Pois bem, a dica que dou aqui é: procure responder todos os comentários que possuem tanto na página do Facebook quando no seu blog. Isso traz aproximação entre empresa/cliente. Torna a empresa mais “humana”

Promoções

Por último, faça promoções. Quem não gosta de uma boa promoção? Faça promoções sazonais. Mas cuidado! Quando sua empresa começa a fazer muitas promoções as pessoas irão deixar de frequentar sua loja nos dias comuns e frequentarão apenas nos dias de promoções. Tenha bom senso.

08 Dicas de marketing digital para negócios locais
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