Estratégia de marketing de conteúdo não é bom ter, é uma exigência. Qualquer plano sem uma estratégia está passivo de fracasso, perda de tempo e dinheiro.

Portanto iremos dar aqui 07 passos para que você possa aplicar em sua empresa e assim ter uma forte estratégia de Marketing de Conteúdo.

Os passos são:

  1. Objetivos
  2. Diferencial
  3. Análises
  4. Público
  5. Necessidade do público
  6. Plano de execução
  7. Conteúdo amplificado

Preparado? Vamos nessa.

1- Objetivos

Tudo começa com objetivos, sem esses objetivos e alvos nós não temos uma referencia e ficamos perdidos em meio ao processo. Portanto é muito importante traçar corretamente esses objetivos para que após analisar as métricas, nós iremos saber se cumprimos ou não.

Qual o seu objetivo? Porque está fazendo isso? O que este conteúdo vai fazer por sua empresa? Gerar leads? Aumentar vendas? Melhorar posicionamento de marca.

2- Diferencial?

É muito importante sua empresa apresentar diferenciais de seus concorrentes. Os diferenciais farão com que seu cliente passe a comprar de você e não de seu concorrente.

O que sua empresa difere de seus concorrentes? Seu conteúdo vai ser útil? Vai agregar valor? Vai inspirar valor? Qual é o coração e alma do seu conteúdo?

3- Análises

Seus objetivos vão ditar suas métricas. Se você definiu em seu objetivo que deseja mais leads, essa será sua métrica. Faça análises inteligentes, compare dados de várias fontes. Não se prenda somente ao Google Analytics.

4- Público

Seus objetivos também vão ditar seu público. Indico usar personas, para modelar com precisão a audiência que você quer para seu marketing de conteúdo. Procure entender seus clientes como persona assim como você entende seu público.

Veja este tutorial para aprender a como criar personas.

E lembre-se, você não é seu público.

5- Necessidades do público

O que seu público precisa saber da sua empresa? Pesquise na internet, navegue nas redes sociais, interaja com grupos do Facebook, converse com seu pessoal de vendas para entender da melhor forma o que seu público está procurando. Não se esqueça de organizar essas informações dentro das personas criadas no item anterior.

6- Plano de execução

Após definir as necessidades de seu público agora procure saber onde seus clientes consomem conteúdos. Não se esqueça que dependendo do estágio do funil em que o lead se encontra ele passa a consumir diferentes conteúdos. Procure construir um plano diário, semanal, mensal e trimestral.

Nunca se esqueça de sempre fazer a chamada para ação. O que você quer que seus leads façam? Cadastro? Orçamento? Ligação?

7- Conteúdo amplificado

A realidade é que apenas criação de conteúdo não é suficiente. Na maioria dos casos é necessário ampliar para os diferentes meios de comunicação. Não se esqueça de utilizar as redes sociais para expandir a autoridade da sua empresa no mundo digital.

Portanto agora você já sabe como aplicar o marketing de conteúdo com base nessas estratégias mostradas acima.

Se houver alguma dúvida deixe nos comentários abaixo 🙂

07 Etapas de estratégias de Marketing de Conteúdo
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